terça-feira, 30 de outubro de 2007

Termopar



O que é?

Sensor usado para medição de temperaturas. O aspecto exterior de termopares comerciais inclui uma cabeça metálica onde são feitas ligações aos instrumentos de indicação, registo e controlo, e um tubo (metálico ou cerâmico) que serve de protecção aos fios do termopar.

Como funciona?

Se dois fios metálicos de composição distinta são soldados nas respectivas extremidades e uma das junções é mantida a temperatura superior à outra, circulará corrente eléctrica entre estas junções (existe uma força electromotriz). Trata-se de um efeito termoeléctrico bem conhecido da Física. Para diferentes combinações de metais e diferentes temperaturas, a diferença de potencial entre estas junções será também diferente. Esta diferença de potencial (ou tensão) aumenta à medida que a diferença de temperatura nas duas junçoes, permitindo obter valores exactos. Este é o princípio em que se baseia a operação dos termopares.
A selecção de metais para os termopares é normalmente feita com base nas condições de aplicação. Ligas metálicas relativamente baratas (com base em Fe, Ni, Cr, etc.) podem ser usadas a temperaturas moderadas (até cerca de 1000°C), mas para temperaturas muito superiores (1500-1700°C) são necessários termopares à base de ligas ricas em platina.

Iformação sobre termopares: Este e este e este

3 comentários:

Thiago Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago Santos disse...

Excelente conteúdo sobre Termopar, parabéns.

Maria disse...

It was nice coming across the post. Keep sharing this good work.
_________________
Heating Element Wires